Página inicial > Últimas Notícias > [ORIENTAÇÕES] Calendário Acadêmico Especial da Pós-Graduação

[ORIENTAÇÕES] Calendário Acadêmico Especial da Pós-Graduação

PPGL oferecerá disciplinas online no âmbito do Calendário Acadêmico Especial da Pós-Graduação (CAEPPG)

• Publicado: Terça, 01 de Setembro de 2020, 13h14
  • Última atualização em Terça, 01 de Setembro de 2020, 16h40

Com o objetivo de ofertar componentes curriculares obrigatórios ou optativos por mediação didático-pedagógica com o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação por ensino remoto emergencial, a Universidade Federal do Amazonas instituiu o Calendário Acadêmico Especial no âmbito da Pós-Graduação, denominado CAEPPG, que acontecerá entre os meses de Setembro/2020 e Janeiro/2021.

As aulas podem ocorrer por meio de atividades síncronas ou assíncronas (Arts. 7o e 8o da Res. Nº 003, de 12 de agosto de 2020 - CONSEPE):

- Atividades síncronas são aquelas que demandam a participação dos discentes e docentes, no mesmo ambiente virtual, conectados simultaneamente por meio de Tecnologias de Informação e Comunicação, preferencialmente, observados os horários regulares e o tempo de duração das disciplinas.

- Atividades assíncronas são aquelas que dispensam a conexão simultânea entre docentes e discentes, por meio de espaços como fóruns, estudos individualizados, construção de estudos dirigidos, resenhas ou resumos, leituras de textos, artigos, livros, resolução de lista de exercícios ou lista de discussão, vídeo aulas, podcast, entre outras.

Preferencialmente, o ensino remoto se dará na plataforma G-Suite for Education, pelo e-mail institucional da UFAM e por meio do:

• I - Google Classroom para composição de salas aulas virtuais;
  • II - Google Meet para videoconferências, seminários, grupos dirigidos de discussão, debates, dentre outros;
  • III - Lives das redes sociais para interação em tempo real com os discentes alunos e possibilidade de registro de participações, produção de conteúdo e materiais digitais;
  • IV - Jamboard para exposição de ideias e participação interativa dos discentes, simulando o quadro branco;
  • V - Google Drive para utilização dos arquivos na nuvem, com possibilidade de interação com discentes na produção de materiais ou organização de conteúdos e ideias, com registro de participação dos discentes; e
  • VI - YouTube, para produção de vídeos ou imersão em conteúdos específicos.

O PPGL/UFAM oferecerá disciplinas obrigatórias (para alunos regulares) e optativas (para alunos regulares e especiais), na modalidade online.

ORIENTAÇÕES - ALUNOS REGULARES

As disciplinas obrigatórias do semestre 2020/1 serão oferecidas no CAEPPG. Dessa forma, os alunos com matrícula em aberto serão automaticamente matriculados no calendário especial para essas disciplinas. Lembramos que, para os alunos que não puderem cursar a disciplina no âmbito do CAEPPG, no histórico escolar não constará como reprovado.

Para as novas disciplinas optativas que serão oferecidas no curso do calendário especial, o aluno deve acessar o Portal e-campus, entre os dias 07/09 e 11/09/2020, a fim de requerer a matrícula, que acorrerá de acordo com o número de vagas a serem disponibilizadas pelo professor ministrante da disciplina.

ORIENTAÇÕES - ALUNOS ESPECIAIS

As inscrições acontecerão online, através do formulário do Google Forms, disponível a partir do dia 04/09/2020. O candidato a aluno especial deverá indicar a disciplina desejada conforme a sua disponibilidade de horário.

Observações:

• As vagas para essa seleção serão limitadas.
  • As vagas serão preenchidas de acordo com a ordem de envio das inscrições.